dez 17

Líder dos rankings de pontos

Comentários

Postado por: Reynaldo Salgado - 17/12/2014


O site oficial do São Paulo FC apresenta um ranking histórico do Campeonato Brasileiro para mostrar que o Tricolor lidera vários rankings de pontos conquistados na maior competição do futebol nacional.

O levantamento estatístico esclarece que se trata, basicamente, da "somatória de pontos obtidos por vitórias e empates, sem nenhuma inclusão de critérios subjetivos ou de atributos duvidosos e arbitrários. Se venceu, ganhou três pontos (ou dois, antes de 1995). Se empatou, um ponto - salvo pontos extras por motivo de regulamento, outro fato indiscutível."

O responsável pelos números apurados lembra que "ainda que se possa argumentar que existiram dezenas de regulamentos diferentes ao longo dos anos, atribuindo pesos diferentes a cada edição (exemplo: em campeonatos de pontos corridos existem mais partidas disputadas, o que tende a aumentar a pontuação dos clubes, diferentemente dos campeonatos de tiro curto), nada há a se fazer objetivamente, posto que os clubes concordaram com os mesmos e todos tiveram sua cota de participação em cada modelo experimentado. Ou seja, todos tiveram as mesmas chances".

De 1971 até agora conquistamos 1812 pontos, dos quais 1082 como mandante e 730 como visitante. Já na era dos pontos corridos, de 2003 até 2014, são 813 pontos (491 e 322, respectivamente). O Tricolor só ficou em segundo no ranking relativo ao primeiro turno do Brasileirão de 2003 a 2014. Perde para o Cruzeiro: 398 a 393. Mas, quando se trata apenas de segundo turno, o São Paulo recupera a primazia: 420 a 380.

Quem gosta de números, recomendo uma consulta à página http://saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2014/12/15/ranking-historico-campeonato-brasileiro/

As várias tabelas classificam os times e também apresentam estatísticas relacionadas com vitórias, derrotas, empates, gols pró e contra, saldo, média, etc. Vale a pena conferir.

Enviar de e-mail Enviar por e-mail Ícone de comentário Comente 0 comentário

 

dez 08

Agora é descansar

Comentários

Postado por: Reynaldo Salgado - 08/12/2014


Vice-campeonato brasileiro garantido; vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores 2015; muitos reservas em campo; véspera de férias; elenco cansado depois de um segundo semestre desgastante.

Os ingredientes acima são mais do que suficientes para justificar a derrota na última rodada do Campeonato Brasileiro para o Sport, na Arena Pernambuco, por 1 a 0, no último domingo (7).

Desisteressado e sem pretensões, o time tomou um gol logo no começo e não conseguiu reagir.

Agora, férias mais do que merecidas para todo o elenco e reapresentação em 2015, dia 8 de janeiro, para encarar a temporada que não será nada fácil pois já teremos Libertadores em fevereiro.

Vamos ficar na expectativa da contratação de reforços antes do final das férias para suprir algumas deficiências da equipe, além de tentar amenizar a perda de Kaká. O primeiro deles é Carlinhos, lateral-esquerdo que vem do Fluminense.

Enviar de e-mail Enviar por e-mail Ícone de comentário Comente 0 comentário

 

dez 03

Recompensa para a torcida

Comentários

Postado por: Reynaldo Salgado - 03/12/2014

Foto: Recompensa para a torcida


Foto: Divulgação/Rubens Chiri/saopaulofc.net

Conquistar a Libertadores de 2015 será a primeira grande meta do São Paulo na próxima temporada. Um título que viria como recompensa para o torcedor do Tricolor, que nunca deixou de apoiar a equipe nas três competições que disputamos de maneira intensa no segundo semestre de 2014: Copa do Brasil, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

Nas partidas no Morumbi nunca faltou apoio. E quanto o Santos ´mandou´ o clássico San-São na Arena Cuiabá, nossa torcida tomou conta do estádio e deu novo show.

Na Libertadores vamos ter que encarar uma fase de grupos dificílima. Um dos adversários será o San Lorenzo, o time do papa Francisco, que é o atual campeão. Poderemos ainda ter duelos contra um dos rivais brasileiros: Corinthians ou Internacional.

Mas, quem deseja ser campeão não deve escolher adversário. O time terá que demonstrar mais eficiência nos jogos como visitante, para que possa dispor de mais tranquilidade quando atuar como mandante.

Muricy vai ter no mínimo algumas semanas de janeiro para preparar o elenco para uma nova maratona. O tempo será curto, mas os jogadores terão que se conscientizar da necessidade de se pouparem nas férias, pois o treinador precisará de contar com todos.

Enviar de e-mail Enviar por e-mail Ícone de comentário Comente 0 comentário

 

dez 01

Vaga garantida na fase de grupos

Comentários

Postado por: Reynaldo Salgado - 01/12/2014


O empate com o Figueirense (1x1) não era o resultado esperado, mas o que importa mesmo é que nos garantiu (por causa da derrota corintiana) o vice-campeonato brasileiro de 2014 e a vaga direto na fase de grupos da Libertadores de América do ano que vem.

Rogério Ceni falhou numa saída como líbero e tomamos o gol de empate nos últimos 10 minutos. O torcedor voltou a fazer sua parte e prestigiou a equipe num jogo que não valia praticamente nada, a não ser por mais uma despedida de Kaká do Morumbi.

Ainda temos mais um compromisso, domingo diante do Sport na Arena Pernambuco, para cumprir tabela. Mas, para quem gosta de estatísticas, vale o título simbólico do returno. Tem muita gente embolada na disputa, mas o Tricolor depende de si e do seu ataque para fechar o segundo turno em primeiro.

Para a pré-temporada, Muricy terá que dar uma atenção especial para a defesa, que não teve um desempenho tão bom como o ataque neste ano que vai terminar. No Brasileirão marcamos 59 gols até agora, mas levamos 39. A média tem que cair para evitar uma eliminação precoce na Libertadores.

As contusões atrapalharam muito os planos do técnico e foram diversas as improvisações por conta de defensores lesionados. Um pouco mais de sorte, que não esteve tão perto do elenco, faria bem em 2015. Vamos torcer para que ela acompanhe o Tricolor. Afinal, também sempre foi um dos ingredientes dos clubes campeões.

Enviar de e-mail Enviar por e-mail Ícone de comentário Comente 0 comentário

 

nov 27

Ataque não fez sua parte

Comentários

Postado por: Reynaldo Salgado - 27/11/2014


A irregularidade que o time continua apresentando e (acredito) a falta de treinar mais para uma eventual cobrança de pênaltis decretaram a eliminação do São Paulo na semifinal da Copa Sul-Americana.

Tem sido comum: quando a defesa se comporta bem, fazendo sua parte, o ataque deixa a desejar. Isso voltou a acontecer na noite da última quarta-feira no Morumbi, quando enfrentamos o Atlético Nacional de Medellín (Colômbia).

Chances não faltaram para o Tricolor fazer uma diferença de dois gols e carimbar sua classificação no período regulamentar do duelo. Mas desperdiçamos muitas chances e ficamos só no 1 a 0, que levou a decisão da vaga para as penalidades máximas.

Nas cobranças, alguns fatores pesaram. Não vou dizer que foi falta de sorte. Os colombianos bateram primeiro e converteram. Alan Kardec escorregou, perdeu e deu moral para o Atlético. Enquanto isso, nosso time ficou abalado.

O mito Rogério Ceni tentou consertar e deu um alento ao diminuir para 2 a 1, mas depois que Rafael Toloi perdeu o terceiro, os colombianos já estavam com tranquilidade suficiente para converter a quarta cobrança e avançar na competição.

Mais uma vez o Morumbi esteve lotado, mas a chuva parece ter influído no ânimo da torcida, que não demonstrou muita euforia nos momentos de incentivar a equipe.

Agora faltam dois jogos para completar nossa temporada e eu espero que o Tricolor brigue pelo vice-campeonato brasileiro, para não ser ultrapassado pelo arquirrival Corinthians. Talvez não represente nada para muitos, mas terminaremos o ano como segundo melhor time do País e com a vaga já na fase de grupos da Copa Libertadores 2015.

Enviar de e-mail Enviar por e-mail Ícone de comentário Comente 0 comentário

 

Página 1 de 143   |  próxima »»  |   ir para a página   

início blog


Editoria

Últimos posts

Posts anteriores


Ir para o topo da página

© 2001 - 2014 A Tribuna - ( Todos os direitos reservados )

wSoMa