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ago 09

Baleinha e Baleião Apresentam na Vila Seus Novos Amiguinhos!

Marketing

Postado por: Sérgio Bertóldi - 09/08/2014

Foto: Baleinha e Baleião Apresentam na Vila Seus Novos Amiguinhos!


Alô Nação Santista! Saudações Alvinegras!

Boa Tarde Amigos! Quem for amanhã a Vila Belmiro, para acompanhar o clássico entre Santos e Corinthians, terá uma grande surpresa, principalmente se você for digamos assim, da turma dos baixinhos! e o responsável por essa surpresa que com certeza irá agradar em cheio a criançada, é o departamento de marketing do Santos que anunciou nesta semana, os novos mascotes do clube que formarão com os já conhecidos, Baleião e Baleinha, um grupo chamado de “Galera da Vila”.

É a turminha cresceu! A Partir de amanhã, mais cinco novos amiguinhos se juntarão ao Baleião e Baleinha formando um total de sete novos personagens, entre peixes e outros animais marinhos, com uma seleção baseada nos valores do Santos e com personalidades que resgatam e fortalecem ainda mais, o slogan “Meninos da Vila”. Os sete novos mascotes do Santos são: "Moleque" (cavalo marinho), "Marrento" (baiacu), "Fura Onda" (peixe-espada), "Luva Ligeira" (polvo), "Bia" (golfinho fêmea), "Olho Vivo" (olhete) e "Maremoto" (baleia cachalote).

Graças ao excelente trabalho desenvolvido na base, trabalho que vem de antigos tempos como o "futebol discoteca" da primeira geração dos "Meninos da Vila" O Santos é conhecido como um time de meninos, desde de Robinho, passando por Ganso e Neymar. sempre revelando garotos. Os craques trazem mais torcedores para o clube e o que estamos tentando fazer é fidelizar esse público. Além de trazer a família para o estádio”, afirmou. Fernando Montanha, que acredita que a interação destes com os torcedores é de suma importância para o sucesso do projeto. Montanha que é o responsável pelo Departamento de Marketing do Santos, revelou ainda, que haverá o lançamento de uma linha de camisetas e dois aplicativos, mas temos negociações em diversos segmentos. O grande sonho é que esses personagens também virem um desenho animado", completou.







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nov 08

Contabilizando o Prejuízo

Marketing

Postado por: Sérgio Bertóldi - 08/11/2013

Foto: Contabilizando o Prejuízo


Alô Nação Santista. Saudações Alvinegras.

O ano de 2013 vai chegando ao fim, e ao que tudo indica, terá sido o pior dos últimos anos, no que diz respeito a patrocínios na camisa santista.

Se formos bastante criteriosos em nossa análise, veremos que em rigor, praticamente durante o ano todo, o Alvinegro Praiano ficou sem ostentar no seu uniforme, um grande patrocínio, ou como costuma-se dizer, um “Patrocinador Máster”.

Vale lembrar que durante esta temporada, o Santos estampou apenas anunciantes pontuais, somente para tentar amenizar o prejuízo por não ter um grande parceiro desde o término do contrato que mantinha com o Banco BMG, que investia a soma de R$ 20 milhões anuais para ter seu nome na camisa alvinegra.

A ausência de um patrocínio desse nível, tem gerado ao clube um prejuízo de quase R$ 1,7 milhões por mês. Por esse motivo, o torcedor santista acostumou-se a ver na camisa do seu time do coração, marcas como: Corr Plastik, Chery e Tenys Pé Baruel.

De todas as empresas que divulgaram seu nome na camisa santista, a que mais chamou a atenção por sua grandeza e fama mundial, foi sem dúvida a Philco (Philadelphia Company),uma empresa norte-americana de produtos eletrônicos. Na oportunidade, Philco e Santos fecharam uma parceria pontual, divulgando a marca da Multinacional na camisa do time até o final do Campeonato Paulista.

Satisfeita com o retorno financeiro e publicitário, a empresa aprovou a experiência e sinalizou de que gostaria de assinar um contrato mais duradouro, mas o valor oferecido foi considerado abaixo do que o Santos buscava, ou busca no mercado.

Para não desvalorizar sua marca, o Peixe chegou a recusar algumas propostas, sendo a maior delas de cerca de R$ 18 milhões. O departamento de marketing do Santos estipula como meta do clube, conquistar a confiança de um grande parceiro, mostrando a grande visibilidade e retorno que a união com uma marca como a do Santos, pode trazer. O Comitê Gestor tinha pretensões de fechar um contrato de cerca de R$ 24 milhões para o patrocínio master desta temporada, algo em torno de 20% acima do que pagava o banco BMG. A alta cúpula diretiva do Santos analisou várias propostas , mas nenhuma empresa, nem mesmo a Caixa Econômica Federal chegou perto desta quantia. Publicamente, o discurso adotado é de que o clube não irá reduzir os valores pedidos, mas internamente, dirigentes já admitem aceitar um valor menor.

Pessoas ligadas ao mercado publicitário e especialistas no assunto, são unânimes ao apontar a retração do mercado como um dos fatores negativos para alcançar essas cifras. A verdade é que não se pode negar que a instabilidade da equipe dentro de campo, aliado ao fato do Santos ter hoje pouquíssimas chances de disputar a Copa Libertadores do ano que vem, são fatores que atrapalham na busca por anunciantes. Mas o grande baque que o clube sofreu, foi sem sombra de dúvida a saída de sua grande estrela o craque Neymar.

O jeito é torcer que não demore muito para a competente base Peixeira produzir novos craques, se não como o Neymar, pelo menos com potencial para atrair novamente os patrocinadores para a Vila.

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jan 29

A verdade sobre o filme

Marketing

Foto: A verdade sobre o filme


Meus amigos, li com certa revolta o noticiário que de forma subliminar tentou menosprezar a instituição Santos Futebol Clube, usando como argumento a bilheteria do filme oficial sobre o Centenário do clube. Ao se fazer uma reportagem é preciso se levar em conta algumas variáveis, que muita gente esqueceu de citar. Como o fato de o filme não ter entrado em circuito comercial por um longo período. Pensei em ver o filme num determinado cinema da Baixada Santista, mas logo fui informado de que o mesmo não seria exibido.

E nem precisaria ir ao cinema, já que na época do lançamento, e praticamente de forma simultânea, o filme foi exibido em TV fechada, na ESPN, e em TV aberta, na Band. Ou seja, qual o interesse em ir ao cinema se a obra já havia sido exibida na televisão? Você pode até contestar se essa estratégia estava certa ou errada, mas não levar em consideração tal fato é, no mínimo, uma imprudência.

Apesar desses fatores, e de o filme estar disponível de forma gratuita no Youtube, o DVD oficial superou as 30 mil unidades vendidas, o que em tempos de pirataria é uma marca considerável. Leiam a seguir o texto divulgado pelo clube.

Filme “Santos – 100 anos de futebol arte” ultrapassa a marca de 30 mil DVDs vendidos

O filme “Santos – 100 anos de futebol arte”, lançado em 2012 em comemoração ao Centenário do Peixe, ultrapassou a marca de 30 mil DVDs vendidos em 2012, tornando-se um dos produtos licenciados mais bem-sucedidos do Peixe nos últimos anos.

O longa foi realizado pela produtora Canal Azul, em coprodução com a ESPN e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. "Nossa estratégia não foi a de lançar o filme nos cinemas, em circuito comercial. Preferimos a estratégia de colocá-lo, na íntegra, em um canal importante como a ESPN Brasil na noite anterior ao dia 14 de abril", explica Ricardo Aidar, diretor-executivo da Canal Azul.

O longa metragem também fez história logo em sua estreia. "O filme foi exibido pela primeira vez no Festival ´É Tudo Verdade´, um dos mais importantes da América Latina, em São Paulo. Foi um reconhecimento importante de um festival que não costuma selecionar filmes ligados a futebol", comemora Ricardo.

A estratégia foi bem-sucedida. "Dá para contar nos dedos os DVDs que vendem mais de 30 mil unidades no Brasil, atualmente", conclui Aidar.

O FILME

Com direção e roteiro da premiada cineasta Lina Chamie e produção de Ricardo Aidar, “Santos, 100 anos de Futebol Arte” contou com mais de um ano de intensa pesquisa em acervos no Brasil e no exterior, possibilitando o resgate de um material raro e inédito que vai mostrar a trajetória do clube.

Com 93 minutos, o longa traz depoimentos emocionantes de ídolos como Pelé, Robinho, Neymar e PH Ganso, além de entrevistas com torcedores famosos como a jornalista Barbara Gancia, o apresentador Marcelo Tas, os escritores José RobertoTorero, José Miguel Wisnik e Xico Sá, além do rapper Mano Brown que “contracena” com Cosmo Damião, fundador da torcida Jovem do Santos. A trilha sonora que embala as imagens é composta por nomes como Bee Gees, Pink Floyd, Prodigy e Darius Milhaud.

O filme é patrocinado pelo Carrefour e Besni, com o apoio cultural da Netshoes e Tenys Pé Baruel.

Ficha técnica
Direção e Roteiro: Lina Chamie

Produção: Ricardo Aidar e Katia Lund

Produção-executiva: André Canto e Sylvio Rocha

Montagem: Ricardo Farias

Fotografia: Miguel Vassy

Coprodução: ESPN e Grupo Bandeirantes de Comunicação

Realização: Canal Azul

DEPOENTES POR ORDEM DE APARIÇÃO
COSMO DAMIÃO / MANO BROWN / MARCOS GORDINHO / BARBARA GANCIA / NUNO RAMOS/ PELÉ / DIEGO / JOÃO DORIA JR / LINA CHAMIE / SEU MANECO / WALDIR A. SANTOS / FELIPE GRECHE BARBOSA / JOSÉ “JOTA” PAULO FERNANDES / ALEXANDRE RENZO / GABRIEL LOMBARDI / ROBINHO / GUILHERME GUARCHE / JOSÉ ROBERTO TORERO / FORMIGA / LUIS ALVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO / PEPE / RODRIGO MARUCA / FELIPE MELLO / ANDRÉ VILLAÇA / LUIZ ZANIN / JOSÉ MIGUEL WISNIK / CARLOS ALBERTO TORRES / ZUCA / CAO HAMBURGER / XICO SÁ / ODÍLIO RODRIGUES FILHO / PITA / GILBERTO COSTA / ARMÊNIO NETO / RODOLFO RODRIGUEZ / SEGINHO CHULAPA / GIOVANNI / CAMANDUCAIA / CABRALZINHO / ELANO / LÉO / EMERSON LEÃO / MÔNICA WALDVOGEL / FELIPE RAMALHO ALVES SANTOS / RODRIGO “DIG BOM” RODRIGUES / NEYMAR / P. H. GANSO / JAMELLI / MARTA NUNES / RAFAEL / EDU DRACENA / MENGÁLVIO / LIMA / MILTON NEVES / MARCELO TAS.

DIREÇÃO
Lina Chamie

Lina Chamie é formada pela New York University e obteve seu mestrado pela Manhattan Schoolof Music (1991). Trabalhou mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque.

Dirigiu vários filmes, entre eles, o premiado curta-metragem “Eu Sei Que Você Sabe”. “Tônica Dominante”, seu longa-metragem de estreia, recebeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award – WIF – Los Angeles; e o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Fotografia em 2001.

O seu segundo longa-metragem, “A Via Láctea”, recebeu o prêmio Casa de América no “Cine en Construccíon” no Festival Internacional de San Sebastían, Espanha 2006. “A Via Láctea” teve estreia mundial no festival de Cannes e desde então foi visto em mais de 30 países, recebendo inúmeros prêmios e o prestigio da crítica nacional e internacional.

Sobre o Canal Azul

O Canal Azul é uma produtora especializada na criação e produção de conteúdo audiovisual, sobretudo para as mídias Cinema, TV e Internet. São obras, entre documentários, séries e programas, realizadas em parceria com os maiores grupos de comunicação do Brasil e do mundo como ESPN, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Globosat, Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Discovery Channel, National Geographic Channel, ZDF e Twentieth Century Fox, veiculadas em mais de 130 países e em 35 línguas.

O filme sobre o centenário do Santos é o primeiro de uma série sobre o clube. “Meninos da Vila - a Magia do Santos” será dirigido por Katia Lund e já está em fase de produção e “Santos de todos os gols”, previsto para 2014, completam a trilogia produzida pelo Canal Azul.

***

Eu, particularmente, achei que o filme poderia ter sido melhor, mas ainda assim pretendo comprar o DVD para a minha coleção. Isso já tendo visto na TV e na internet. Aliás, vou postar o filme completo a seguir, o que não impede que vocês, assim como eu, possam adquirir a obra e ajudar a preservar a memória do clube.



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Vou tentar responder alguns questionamentos da parte dos senhores que surgiram nos últimos posts. Sobre a parceria de Pelé com o marketing do clube, há realmente um contrato assinado. Tanto é que o Rei participou da apresentação de Robinho, esteve no lançamento do projeto do Centenário e fez até um filme publicitário para a campanha do Sócio Rei. Pra muita gente é pouco. Para outros é o suficiente diante da agenda de Edson Arantes do Nascimento e também da idade do Rei do Futebol.



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Outro assunto é o patrocínio master da camisa. Sem dúvida, na hora certa, o clube irá fechar com alguma empresa. O que não pode é ceder um espaço tão nobre pela primeira proposta "merreca" que aparecer, como chegou a acontecer recentemente na história do Santos. Além disso, não acho que o "fator Libertadores" possa pesar, quando há ao lado da instituição um detalhe que para o mercado publicitário vale muito mais, que é o "fator Neymar". Quem tiver alguma dúvida, é só perguntar para um profissional da área sobre o assunto.

Até mais.

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out 31

Camisa do Santos, só oficial

Marketing

Foto: Camisa do Santos, só oficial


Meus amigos, o Santos inaugurou na terça-feira sua nova loja oficial em Vila Belmiro. Trata-se da maior loja da Nike, no Brasil, ligada a um clube daqui. Já estive no Memorial das Conquistas incontáveis vezes e sempre saía pela antiga lojinha que havia ao lado. Quando o dinheiro dava, comprava algo. Quando não dava, não comprava.

E por qual motivo? Não compro camisa pirata do Santos. E acho ruim com quem compra. Eu sei que trata-se de um produto caro, mas é melhor economizar umas cervejas durante o ano, chegar no Natal e comprar uma oficial, que reverta dinheiro para o clube, do que passar no camelô e pegar uma "paralela" por 20 reais. Além de lesar a instituição, ainda ajuda quem não deve, se é que os senhores me entendem.

O que eu não entendo é o porquê de a pirataria ser institucionalizada da forma como é. Tem nos camelódromos da vida, nos semáforos e até na porta dos estádios. E ninguém vê nada. Ou, faz que não vê.

A receita para acabar com a máfia é relativamente simples: se não tiver pra quem vender, eles param de produzir.

O pior de tudo é que por vezes o sujeito tem a pirata do Santos, mas não pensa duas vezes em ter uma da Holanda, do Manchester ou do Barcelona. Oficiais. Deve dar status na hora de passear no shopping, sei lá.

Fiquem a seguir com o texto divulgado pelo clube com o evento de inauguração.


Santos FC e Nike inauguram maior loja de clube com patrocínio da marca no Brasil

O Santos Futebol Clube, em parceria com a Nike, lançou na última terça-feira (30) a nova Vila do Santos – loja oficial do Alvinegro Praiano dentro do Estádio da Vila Belmiro. A abertura realizada em evento oficial aconteceu com as presenças de Edu Dracena, Victor Andrade e o atacante da base santista Gabriel. Após a inauguração para convidados, o espaço ficou aberto para o público das 19 às 22 horas.

A Vila do Santos foi desenvolvida de acordo com o conceito Nike aplicado nas lojas dos maiores clubes do mundo, e é a maior unidade da marca no Brasil, ocupando um espaço de 430 m² em dois andares. O portfólio conta com mais de 100 produtos oficiais e licenciados, e os valores variam de R$ 4,90 (squeeze infantil) a R$ 399,90 (boneco do Neymar).

A loja funcionará de segunda a sábado das 9 às 19 horas e domingos e feriados das 10 às 16 horas. Em dias de jogos no estádio do Peixe, o funcionamento será até o término das partidas.

Em dias de jogos na Vila, a loja ficará aberta até o término das partidas.

Vila do Santos
Rua Princesa Isabel – Vila Belmiro – Santos – SP

CEP: 11075-501

Segunda a sexta-feira: 9 às 19 horas

Domingos e feriados: 10 às 16 horas



***

E Adriano Pagode está perto de renovar contrato. Sei que tem gente que não gosta dele, mas eu o aprovo. Acho que seu poder de marcação dá liberdade para que Arouca, Neymar e, quem sabe um dia, mais alguém, possam atuar com liberdade. A Santos TV divulgou entrevista coletiva do jogador sobre o assunto.



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Até mais.

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jul 24

Alegria, no mundo virtual

Marketing

Foto: Alegria, no mundo virtual


Meus amigos, eu, depois de velho, voltei a jogar videogame por causa do meu filho. E devo lhes confessar que o futebol virtual é bem divertido. Especialmente quando você pode se divertir com o Santos de Pelé (graças a uma edição "alternativa" que eu consegui) ou então com essa atual equipe, com Neymar e tudo, nas franquias Fifa e PES.

Aliás, no PES 2013 - Pro Evolution Soccer - teremos pela primeira vez um estádio brasileiro no jogo. No caso, a lendária Vila Belmiro.

Vejam reportagem sobre o assunto publicada no Globoesporte.com e um clipe oficial do jogo.

Neymar e Ganso dançam ´Ai se eu te pego´ no PES 2013

Vila Belmiro é o primeiro estádio brasileiro a ser representado no game. Demonstração chega ao mercado nesta quarta-feira.

A Konami divulgou nesta terça-feira que a Vila Belmiro, casa do Santos, será o estádio brasileiro que estará no game de futebol "Pro Evolution Soccer 2013". Este é o primeiro estádio do País a aparecer oficialmente na série, que apresenta estádios fictícios localizados no Brasil. Um novo vídeo publicado pela Konami mostra o Alçapão da Vila e a dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso comemorando um gol dançando a música "Ai, se eu te pego".

Além do time paulista, outras equipes que participaram da Copa Libertadores, campeonato exclusivo do título, estarão no game como Corinthians, Internacional, Fluminense, Flamengo e Vasco.

Entre outros estádios estão o Old Trafford, do Machester United da Inglaterra; o Santiago Bernabeu, do Real Madrid da Espanha; o Estádio da Luz, do Benfica de Portugal e o San Siro/Giuseppe Meazza, do Milan e da Inter de Milão da Itália.

Uma demonstração do game com quatro equipes brasileiras (Flamengo, Fluminense, Internacional e Santos) chegará para os consoles nesta quarta-feira (25).

"Pro Evolution Soccer 2013" tem previsão de lançamento para 30 de setembro em versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii. A Konami promete um retorno às raízes da franquia e diz ter atendido pedido dos fãs para melhorar o game.

O título se baseará em três princípios básicos: novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova Inteligência Artificial. John Murphy, produtor europeu da série, disse que o novo sistema de jogo permite um controle total dos jogadores e da bola e que a nova Inteligência Artificial dos atletas irá melhorar o andamento das partidas.

Confira a lista de estádios de "Pro Evolution Soccer 2013":

Espanha:
- Campo San Mames, do Athletic Bilbao;
- Vicente Calderon, do Atlético de Madrid;
- Estadio RCD Espanyol, do RCD Espanyol;
- Coliseum Alfonso Perez, do Getafe;
- Ciutat de Valencia, do Levante;
- La Rosaleda, do Málaga.
- Reyo de Navarra, do Osasuna;
- Santiago Bernabéu, do Real Madrid;
- Ramon Sanchez Pizjuan, do Sevilla;
- Camp de Mestalla, do Valencia.

Inglaterra:
- Old Trafford, do Manchester United;
- Wembley Stadium, da seleção inglesa.

Resto da Europa:
- Allianz Arena, do Bayern Munich;
- Estádio da Luz, do Benfica;
- Estádio do Dragão, do Porto;
- Estádio José Alvalade, do Sporting Clube do Portugal;
- Giuseppe Meazza, da Inter de Milão;
- Il Nuovo Stadio Della Juventus, da Juventus;
- San Siro, do Milan;
- Stade de France, da seleção francesa;
- Stade Lous II, do Mônaco;
- Stadio Olimpico, da Roma e do Lazio.

Resto do Mundo:
- Estádio Urbano Caldeira, do Santos;
- Saitama Stadium 2002 - do Urawa Red Diamonds.



***

Voltando à realidade, Bill e Pato Rodriguez foram destaques nos treinos de finalizações desta terça-feira. Tomara que fiquem à disposição para a partida de quinta-feira contra o Atlético Mineiro.

A notícia triste do dia foi o corte do goleiro Rafael, que se contundiu e ficará de fora dos Jogos Olímpicos.

Para finalizar, vídeo da Santos TV traz entrevista coletiva do lateral Léo.

Até mais.

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